Quero ser um escritor

A Editora Ferro tem espaço de sobra para novos talentos. Leia o seguinte texto e entre em contato conosco caso queira nossos serviços.

Dicas para um escritor iniciante


  • Leia. Leia muito. Quem quer escrever bem tem que ler bem.
  • Leia autores que escrevem no estilo que você deseja escrever. Quer escrever suspense? Leia livros de suspense. Quer escrever novelas ou romances? Leia estes estilos.
  • Pare para escrever. Desligue-se do mundo e dedique um tempo sagrado para a escrita.
  • Faça esboços da história. Não invente na hora tudo, tenha uma direção a seguir.
  • Converse com seus amigos que gostam de ler e peça dicas. Amigos, quando sinceros, são ótimas fontes de direção e inspiração.


Dicas para publicação


  • Registre seu livro na Biblioteca Nacional. Fazendo isso sua obra fica protegida contra o plágio e uso indevido. Em breve vamos colocar um manual sobre como fazer isso. Até lá, leia mais em www.bn.br
  • Procure editoras que estejam abertas a novos talentos. Algumas delas precisam que o escritor faça um investimento inicial. Outras não cobram nada, como é o caso da PerSe, que é quem imprime nossos livros.
  • Analise a possibilidade de ser um editor independente. Sai caro mas pode ser compensatório. Você pode, inclusive, ganhar algum dinheiro.
  • Divulgue seu trabalho, quer tenha feito um livro sob demanda ou em tiragem. Faça seu nome!


Faça material publicitário

Faça marca-páginas, panfletos, impressões do primeiro capítulo do livro, um website, um blog, etc. Faça coisas que irão tornar seu material conhecido.
Nós, da Editora Ferro, apelamos para uma chamada humorística. Acreditamos que sorrisos abrem portas. Há quem não goste. Escolha uma estratégia e tente, mas saia do planejamento e parta para a ação. Só planejar não faz livro ser escrito e muito menos vendido.

A dica mais importante: faça por amor

Você escreve para ficar rico ou porque gosta de escrever e o dinheiro é consequência? Se pra você for primeira opção, talvez você esteja no lugar errado. No Brasil um escritor, se viver só de livro, passa fome. O povo brasileiro não lê nem 1 livro por ano. É 0,9 alguma coisa (dados oriundos de uma estudante de letras da UFPR). Aqui não é um país onde livros são bem recebidos. Talvez uma fábrica de bebida alcoólica dê mais certo porque o povo brasileiro bebe bastante.

Sim, isso é uma crítica também. Infelizmente nosso povo não é chegado em um hábito tão saudável e enriquecedor. Escrever livros é como dar aula... As pessoas que fazem só o fazem por amor pois pela parte financeira vale mais a pena fazer qualquer outra coisa.



Nós da Editora Ferro esperamos que nossa experiência possa ter lhe ajudado. Caso queira nossos serviços para alguma publicação ou queira que seu livro seja anunciado em nosso site entre em contato.